Atualmente, aprender como montar uma cafeteria pode ser uma boa ideia para quem deseja empreender.

Afinal, o Brasil é o maior produtor mundial de café e também é um dos maiores consumidores. Além disso, o café é a bebida mais consumida do mundo, sem contar a água.

Só para ilustrar, segundo dados da Revista Globo Rural, cada brasileiro consumiu, em média, 839 xícaras de café no ano de 2018.

Mas isso não é tudo! Algumas cafeterias criaram uma marca de tanto sucesso que chegaram a abrir mais de uma loja. Desse modo, elas chegam a faturar milhões ao ano.

Sem dúvida alguma, isso exige uma boa dose de conhecimento sobre o café, além de muito planejamento.

Então, saiba que foi, justamente, para te ajudar a se planejar que este artigo escrito. Confira abaixo o tutorial completo de como montar uma cafeteria.

 

Entenda como montar uma cafeteria passo a passo

Como montar uma CafeteriaSem dúvida alguma, a produção de café não é nenhuma novidade por aqui. Afinal, ele é produzido desde o século XVIII.

Entretanto, nos últimos anos, o mercado de café vem inovando bastante! Assim, o café deixou de ser aquele café simples, que tomamos antes de ir ao trabalho, como fonte de energia. E acabou ganhando novos sabores, aromas e até mesmo texturas.

Mas não é só isso! Nos últimos anos houve uma mudança significativa no público-alvo consumidor de café, como você vai ver num dos tópicos abaixo.

Então, para conquistar uma clientela fiel é preciso ter isso em mente! Além disso, uma boa cafeteria deve ser vista como um espaço de convivência.

Visto que é um local onde muitas pessoas marcam encontros de negócio, trabalham e até mesmo estudam.

Portanto, mais do que nunca, é preciso se preparar muito bem. Então, descubra abaixo, o passo a passo de como montar uma cafeteria de sucesso.

 

1. Conheça o seu produto principal

Antes de tudo, é preciso conhecer muito bem o café, suas variedades, diferentes formas de preparação… E, é claro, receitas deliciosas!

Isso pode ser um passo óbvio, entretanto, num segmento como este, é preciso se destacar da concorrência. Desse modo, é preciso ter muito conhecimento sobre o seu produto principal.

Hoje, uma cafeteria de sucesso precisa oferecer variedade. Por isso, além do famoso café expresso, também vale investir em receitas de cappuccinos, frappuccinos, mocha, café americano etc.

Além destes, mais comuns, o café artesanal também vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Assim, mesmo que você não vá trabalhar preparando os cafés no seu estabelecimento, é preciso ter conhecimento! Não só dos cafés, em si, mas também do processo de preparação e do maquinário.

Sendo assim, é sempre uma boa ideia fazer um ou alguns cursos de barista. Desse modo, você garante que oferecerá qualidade e sabor aos seus clientes.

 

2. Defina o público-alvo ao montar uma cafeteria

Defina o público-alvo ao montar uma cafeteriaNas últimas décadas o perfil do consumidor do café mudou bastante. Se antes ele fazia sucesso entre o público mais velho, ou as pessoas que trabalham em escritórios e na indústria. Hoje, já não é mais assim.

Atualmente, empresas como o Starbucks, renovaram o mercado do café, trazendo consigo o público mais jovem.                     

Por isso, o segundo passo de como montar uma cafeteria é definir quem será o seu público-alvo.

Portanto, pense em termos de idade, poder aquisitivo, interesses e até mesmo quais são os diferenciais que esse público busca. Assim sendo, com tudo isso em mente, é hora de dar o próximo passo.

 

3. Escolha o seu ponto comercial

Em terceiro lugar, é preciso avaliar a escolha do ponto comercial, em conjunto com a definição do público-alvo.

Só para exemplificar, se o seu público for mais jovem, você pode optar por um shopping center. Ou ainda um local próximo a uma grande faculdade da sua cidade.

No entanto, outra boa ideia é ter um ponto comercial numa região da cidade onde haja grande número de escritórios. Isto é, se você desejar atingir um público um pouco mais velho.

Contudo, as regras de escolha do ponto comercial para uma cafeteria são as mesmas para qualquer modelo de negócio. Ou seja, é preciso encontrar um ponto em local movimentado e de fácil acesso.

 

4. Defina o seu cardápio

Defina o seu cardápioDepois de definir o público-alvo e a localização é hora de pensar no seu cardápio. Portanto, defina os tipos de cafés oferecidos de acordo com o perfil do seu consumidor. Além disso, ofereça também outras bebidas, como chás e sucos.

Também será preciso pensar em pratos que possam acompanhar as bebidas. Como bolos, tortas, doces, lanches rápidos etc. Que podem tanto ser produzidos no local, ou mesmo comprados de fornecedores da região.

Pense também em formas de aumentar o ticket médio de cada compra. Pois, embora o lucro obtido com o café seja alto, o valor gasto pelos clientes costuma ser baixo.

Portanto, vale a pena pensar em oferecer em seu cardápio combos, de cafés e pratos. Visto que isso faz com que as pessoas comprem algo mais, além do café. O que ajuda a aumentar a lucratividade do seu negócio.

Também é importante se lembrar de que um bom café não é apenas uma experiência de degustação. Já que outros sentidos estão envolvidos nesse processo, como o olfato e a visão.

Sendo assim, seus cafés e pratos também precisam ser bonitos. Além disso, aquele cheirinho bom de café deve convidar os transeuntes a entrarem em sua cafeteria e experimentarem os seus produtos.

 

5. Foque na experiência do usuário e num diferencial de mercado

Hoje em dia, já não basta oferecer apenas um bom café! Porque a parte de como montar uma cafeteria de sucesso está em oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes.

Sem dúvida alguma, quando pensamos em café, atualmente, pensamos no Starbucks. Que oferece, além das bebidas, wi-fi grátis e um espaço aconchegante para quem deseja trabalhar ou estudar.

Na prática, isso faz com que as pessoas não apenas comprem um café e vão embora. Mas que permaneçam ali por mais tempo, podendo também consumir outros itens do menu.

Além disso, é claro, o oferecimento de cafés dos mais variados tipos e até mesmo de lanches rápidos, acabou sendo uma excelente estratégia para atrair o público mais jovem.

Contudo, outra opção é fornecer cafés para a viagem. Visto que muitas pessoas não terão tempo de se sentar para apreciar a bebida em seu estabelecimento.

Em suma, se você quer obter sucesso nesse ramo, precisa pensar em como se destacar no mercado. Ou seja, oferecer algo único para a sua clientela.

 

6. Pense no layout da sua cafeteria

Pense no layout da sua cafeteriaO próximo passo de como montar uma cafeteria é pensar em seu layout. Ou seja, na organização e até mesmo na decoração do espaço.

Atualmente, é interessante produzir o café onde o processo possa ser visto pelo consumidor. Afinal, como eu disse acima, nossa visão e nosso olfato também estão envolvidos nessa experiência de degustação.

Contudo, os equipamentos de produção, como os gaveteiros, moedores, filtros de água, máquinas de café e até mesmo copos ou xícaras, precisam ser organizados de forma estratégica.

Desse modo, você garante que a produção do café tomará o menor tempo possível. E, assim, que seus clientes não precisarão passar muito tempo na fila, esperando.

Além disso, você também precisará de um balcão de atendimento. E, dependendo da sua proposta, de uma área para consumo, com mesas e cadeiras.

Desse modo, se a ideia for oferecer o café para consumo no local, a decoração e organização precisam ser aconchegantes e convidativas.

 

7. Crie uma boa estratégia de branding

Sem dúvida alguma, se você quer descobrir como montar uma cafeteria de sucesso é preciso ter uma boa estratégia de branding. Isto é, fazer a gestão da sua marca de forma efetiva.

Sobretudo, porque o café é um tipo de alimento que pode ser, facilmente, consumido em casa, em padarias e outros tipos de estabelecimentos comerciais.

Portanto, como eu disse num dos tópicos acima, é preciso se diferenciar dos concorrentes e oferecer uma experiência de consumo única à sua clientela.

Entretanto, mais do que isso, é preciso mostrar às pessoas tudo o que você tem a oferecer.

O que deve ser feito através da criação de uma marca forte no mercado. Sendo assim, pense no seu diferencial de mercado e em como mostrar isso ao seu público através do nome da sua empresa, do logo e até mesmo das campanhas de marketing.

 

8. Fidelize seus clientes

Fidelize seus clientesMesmo que você tenha uma cafeteria num local movimentado, se apoiar apenas nisso pode não ser uma boa ideia!

Sendo assim, nesse segmento é essencial pensar em como fidelizar os seus clientes. Ou seja, fazer com que eles estejam sempre voltando para consumir o seu café e outros produtos.

Então, é válido usar, por exemplo, os cartões de fidelidade. Que permitem que o consumidor ganhe um desconto ou algo grátis depois de algumas compras.

Ou então, algo mais simples, como deixar que seus consumidores escolham uma das bebidas para estar em promoção a cada mês.

Aliás, ideias como essas costumam ter um retorno muito positivo. Pois você pode usá-las também como uma forma de gerar engajamento através das redes sociais. O que acaba potencializando o seu branding e sua estratégia de marketing digital.

Por último, outra boa ideia que pode ajudar muito, sobretudo, no começo, é fazer parcerias com empresas locais.

Só para exemplificar, você pode fazer parcerias para oferecer o café e os alimentos para reuniões de negócios em escritórios nas proximidades.

Assim, além de vender seus produtos em quantidade, você também pode divulgar o seu negócio para quem trabalha ali. Consequentemente, conquistando também os trabalhadores do local, que podem passar a visitar sua cafeteria regularmente.

 

9. Planejamento financeiro ao montar uma cafeteria

Certamente, o planejamento financeiro é um dos passos essenciais de como criar uma cafeteria de sucesso.

Afinal, como eu já disse, uma cafeteria é um tipo de negócio em que o retorno financeiro não é rápido. Na prática, pode demorar vários meses para que você consiga ganhar o montante que investiu para abrir a cafeteria e comece, de fato, a lucrar.

Sendo assim, todos os gastos precisam ser anotados. Desde a compra de equipamentos, o pagamento dos funcionários, o aluguel, os impostos etc.

Na verdade, antes mesmo de começar, é preciso saber quanto você irá gastar para tirar os planos do papel. Além de quanto você terá de despesas mensais.

Contudo, o valor para isso pode variar muito. Dependendo do tamanho do negócio que você pretende abrir.

Lembrando que outros fatores que influenciam bastante são as máquinas de café e até mesmo outras bebidas que você pretende oferecer.

Esses equipamentos, muitas vezes, exigem um bom investimento. Visto que são eles que irão garantir a qualidade do seu café.

Assim, uma opção é alugar as máquinas, algo que tem se tornado cada vez mais comum. Justamente, por ser uma forma de diminuir os custos na hora de criar sua cafeteria.

Então, já sabe! Faça um planejamento financeiro muito bem detalhado para evitar problemas no futuro.

 

10. Não se esqueça de divulgar a sua cafeteria

Não se esqueça de divulgar a sua cafeteriaHoje em dia, abrir um negócio e não utilizar o marketing significa perder dinheiro!

Portanto, de acordo com o seu público-alvo, defina quais são as melhores estratégias de marketing para a sua cafeteria.

Sejam elas estratégias do marketing tradicional, como banners, panfletos, anúncios na televisão ou rádio local.

Ou mesmo o marketing digital, que é barato e mais efetivo. Através das redes sociais ou links patrocinados. E, porque não, um blog educando o seu público sobre o café?

Também não se esqueça de que não basta mostrar o seu café, é preciso fazer com que as pessoas fiquem com vontade de visitar o seu estabelecimento.

 

Você já sabe como montar uma cafeteria, agora, é só começar!

Neste artigo, você descobriu o passo a passo de como montar uma cafeteria de sucesso. Agora, é hora de começar a se planejar para transformar sua ideia num negócio lucrativo!

Portanto, não deixe de lado nenhum dos itens que citei acima. Afinal, como eu disse, não basta ter um bom café! Para se destacar nesse mercado é preciso conquistar clientes fieis!

Você tem um amigo apaixonado por café que pode se interessar por essa ideia? Então, compartilhe esse artigo com ele nas redes sociais. Sem dúvida alguma, ele também vai gostar de saber mais sobre o assunto.

Sobre o Autor

error: Conteúdo protegido !!