Você quer descobrir como montar uma papelaria? Então, saiba que este artigo foi escrito para te ajudar!

Assim como qualquer modelo de negócio, montar uma papelaria tem seus desafios!

Portanto, a melhor garantia para obter sucesso nesse ramo é começar com um bom planejamento. Além de ficar de olho nas tendências e oportunidades de mercado.

Então, nesse artigo, trazemos os passos mais importantes, além de várias dicas essenciais para te ajudar a entender como criar esse negócio. Confira!

 

Entenda o passo a passo de como montar uma papelaria de sucesso!

Como montar uma papelariaAtualmente, com as novas tecnologias e a digitalização, muitas pessoas pensam duas vezes antes de optar por uma papelaria na hora de escolher um modelo de negócio.

Contudo, papeis e canetas ainda são itens indispensáveis em alguns setores. Como, por exemplo, nas escolas, universidades e até mesmo escritórios.

Assim, esse ainda é um modelo de negócio bastante lucrativo. Mas assim como outros, é preciso se reinventar e ir além do básico!

Pensando nisso, abaixo, você vai descobrir quais são os fatores mais importantes na hora de montar sua papelaria. Vamos lá?

 

1. Comece pesquisando concorrentes

Em primeiro lugar, se você quer descobrir como montar uma papelaria que vende muito, deve começar pesquisando seus concorrentes.

Afinal, essa pesquisa vai te ajudar a identificar quais são os itens mais procurados na sua cidade ou região. E, até mesmo, os itens que não são encontrados e que você pode agregar ao seu negócio.

Além disso, você também pode utilizar esse momento para descobrir outros fatores importantes. Como a localização dessas papelarias e até mesmo ter uma ideia de como é o movimento desses comércios.

Também é interessante avaliar o tamanho dos negócios visitados e a organização do ambiente. Pois todos esses dados vão te apontar o caminho certo de como montar uma papelaria.

 

2. Escolha o ponto comercial perfeito

Em segundo lugar, se você quer descobrir como montar uma papelaria de sucesso, também é importante definir muito bem a sua localização.

Embora o mais comum seja optar pelo centro da cidade, shopping centers ou outros centros comercias, há outras opções.

Só para ilustrar, montar uma papelaria perto de uma grande escola ou faculdade da sua cidade, também pode ser uma boa opção. Ou ainda, nas proximidades daquelas regiões em que há grande número de escritórios.

Desse modo, você terá público qualificado sempre transitando em frente ao seu estabelecimento.

Além disso, é claro, também há outros fatores a serem levado em consideração. Como, por exemplo, o tamanho do ponto comercial.

Por último, também é sempre importante avaliar o preço que você vai pagar pela compra ou aluguel do imóvel. Pois isso influencia e, muito, no investimento necessário para montar o seu negócio.

 

3. Defina os produtos a serem vendidos ao montar uma papelaria

Defina os produtos a serem vendidosHoje em dia, as papelarias oferecem muito mais do que cadernos, canetas e folhas sulfites.

Portanto, esse é um passo muito importante, no qual você deve avaliar as opções com bastante calma.

Além disso, também é preciso pensar no tamanho do que você deseja criar. Uma papelaria pequena pode contar apenas com os itens mais básicos.

Como, por exemplo:

  • Cadernos e fichários.
  • Canetas de diversas cores.
  • Lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e giz de cera.
  • Borracha e apontadores.
  • Envelopes.
  • Pincéis e tintas.
  • Mochilas e bolsas escolares.
  • Cola e tesoura.
  • Réguas.
  • Papeis de diversos tipos, como folha sulfite, cartolinas, papel cartão, crepom, papel laminado etc.

Afinal, esses são aqueles itens que estão sempre presentes na lista de materiais das escolas.

Mas há papelarias que oferecem uma grande variedade de produtos. Então, além dos itens básicos, outras possibilidades são:

  • Brinquedos.
  • Presentes.
  • Acessórios para celulares e computadores, como capas de celular, fones de ouvido, mouse, teclado e pen drives.
  • Itens para quem faz artesanato, como telas de pintura, caixas e outros produtos em MDF, tintas, linhas e agulhas de crochê etc.
  • Livros.
  • Uniforme escolar.

Também é importante ser flexível e ouvir o que o seu cliente tem a dizer! Então, procure anotar quais itens as pessoas procuram e não encontram na sua loja. Desse modo, você consegue avaliar a possibilidade de incluí-los em seu catálogo de acordo com a demanda.

Além disso, também é importante manter um bom controle de estoque, através de software especializado.

Pois com o tempo, você vai percebendo quais são os itens mais procurados. Aí então, pode ir adaptando o estoque da sua papelaria de acordo com a demanda.

Sem dúvida alguma, essas adaptações vão te ajudar a investir seu dinheiro nos produtos certos. Consequentemente, você lucra muito mais!

 

4. Agregue serviços em sua papelaria

Agregue serviços em sua papelariaAlém dos produtos citados acima, há também a opção de incluir alguns serviços para agregar valor ao seu negócio.

Tais como, xerox, impressão e serviços de digitação. Já que esses serviços têm o mesmo público-alvo da papelaria. Isto é, estudantes e pessoas que trabalham em escritórios.

Entretanto, também é possível utilizar a criatividade e ir um pouco além!

Por exemplo, tendo uma sala extra para oferecer aulas de pintura ou desenho, ou mesmo realizando eventos voltados para escritores.

Visto que, nesses casos, você pode ganhar com a inscrição para os eventos em si. Mas também pode aproveitar para promover e vender seus produtos. Portanto, é importante pensar de forma estratégica!

Se você vende itens para a pintura, pode optar pelas aulas. Já se vende livros, porque não fazer uma parceria com um autor local para o lançamento? E, assim, vender os livros dele depois da cerimônia, ganhando uma comissão!

 

5. Venda mais com a sazonalidade

Venda mais com a sazonalidadeSem dúvida alguma, a sazonalidade é um dos desafios enfrentados por muitos modelos de negócio. Numa papelaria, não é diferente!

Geralmente, o pico nas vendas ocorre na época de volta às aulas. Ou seja, em janeiro e julho. É, justamente, nessa época que os materiais escolares acabam tendo muita saída.

Contudo, há também outros períodos do ano que você aproveitar para vender mais.

Só para ilustrar, se você quer vender presentes em sua papelaria, é interessante divulgar seus produtos em datas comemorativas. Como, por exemplo, dia dos pais, das mães, dos namorados, das crianças e natal.

E como essas datas estão espalhadas ao longo do ano, essa é uma boa ideia para aumentar as vendas e ter sempre uma boa quantidade de capital no caixa da empresa.

 

6. Organização do ambiente ao montar sua papelaria

Uma papelaria é o tipo de negócio em que a maioria dos produtos deve estar exposta de forma que os clientes possam pegá-los.

Só para exemplificar, pense num adolescente que vai comprar um caderno. O caderno escolhido, muitas vezes, será aquele que ele achar mais bonito. Ou seja, não é apenas o preço que conta!

Portanto, é essencial optar por mostradores e prateleiras que permitam esse tipo de compra. Sem que haja a necessidade de um vendedor à disposição para pegar e mostrar item por item.

Outra dica importante de como montar uma papelaria é pensar na organização estratégica do ambiente.

Já que, geralmente, quando vão à papelaria, as pessoas sempre estão procurando mais de um produto. Além disso, elas também tendem a acabar comprando sempre algo mais. Sobretudo, porque o preço dos produtos costuma ser baixo.

Então, esse é um passo muito importante! Não apenas em relação a ter tudo bem organizado através de mostradores, prateleiras e vitrines.

Mas também de pensar em como deixar próximos uns dos outros, aqueles itens que podem ser comprados pela mesma pessoa.

Por exemplo, quem busca cadernos, também pode estar procurando por canetas. Já quem compra uma tela de pintura, também pode estar interessado nas tintas.

Por isso, ao deixar esses itens próximos uns aos outros, você pode acabar faturando mais.

Esse é um detalhe que pode passar despercebido por muitos empreendedores. Mas que pode fazer a diferença no lucro da empresa!

 

7. Contrate a equipe de trabalho da sua papelaria

Dependendo do tamanho do seu negócio, isso não será necessário. Muitas papelarias pequenas operam com apenas 1 funcionário. Que, dependendo da necessidade, pode ser até mesmo você.

Contudo, se a ideia for criar algo de tamanho médio a grande, é importante contratar uma equipe.

Nesse caso, você precisará de funcionários para o caixa, para a reposição das mercadorias e também para atender aos clientes.

Isso é importante, pois uma papelaria é um tipo de negócio no qual os clientes chegam ao estabelecimento sabendo qual produto estão procurando. Mas, às vezes, precisam de informações sobre as características dos produtos. Então, ter funcionários para ajudá-las agiliza a compra.

Além de tudo isso, outra opção bastante comum é a de contratar funcionários temporários durante a volta às aulas.

Afinal, essa é uma forma de economizar ao longo do ano. Mas de atender seus clientes de forma satisfatória e não deixa-los esperando por muito tempo nas épocas de maior demanda.

Lembre-se, a qualidade do atendimento é um fator essencial para o crescimento de qualquer negócio! Por isso, também é essencial uma boa gestão de pessoas.

 

8. Pense na possibilidade de vender online

Pense na possibilidade de vender onlineSe você quer descobrir como montar uma papelaria e faturar alto, não pode deixar de seguir essa dica!

Para você ter uma ideia, as vendas online do setor de papelaria e material escolar cresceu 64% apenas nos 6 primeiros dias de janeiro de 2019. Conforme mostra uma matéria do E-commerce Brasil.

Mas isso não é tudo! Nessa mesma época, o ticket médio atingiu um total de R$ 786,00.

Hoje em dia, vender online é uma opção válida para qualquer modelo de negócio. E com as papelarias não é diferente.

Aqui, portanto, há 3 alternativas. A primeira delas é optar pelos marketplaces, como o Mercado Livre.

Nesse site, você pode criar sua própria loja e adicionar os seus produtos. O cadastro é gratuito e o dinheiro não sai do seu bolso. Contudo, o cliente paga uma taxa, toda vez que uma venda é realizada.

A segunda alternativa é criar uma loja virtual da papelaria. E se você quiser saber mais sobre isso, leia também esse artigo: Como montar uma loja virtual e aplicar as melhores estratégias.

Por fim, também é possível utilizar as redes sociais, como o Instagram ou o Pinterest para vender. Entretanto, nesse caso, você precisará de um canal de atendimento. Que pode ser até mesmo o Whatsapp.

Funciona assim: você divulga fotos dos seus produtos nessas redes sociais e divulga também o número do Whatsapp para receber os pedidos e fechar a compra. Hoje, muitas pessoas têm trabalhado no ramo de papelaria dessa forma.

Contudo, há algo importante a se lembrar. Geralmente, quem compra itens de papelaria online não está procurando por aqueles itens básicos, como folhas sulfite. Já que a pessoa pagará frete e esses produtos são facilmente encontrados em muitas lojas.

Por isso, se você quer investir nas vendas online é interessante pensar em produtos diferenciados.

 

9. Fique de olho nas tendências em papelarias

Fique de olho nas tendências em papelariasSem dúvida alguma, estar de olho nas tendências também é essencial! Afinal de contas, elas podem te ajudar a faturar mais.

Recentemente, por exemplo, cresceu bastante a procura por materiais relacionados à organização pessoal, como agendas e planners. Como se pode observar nessa matéria da Folha.

Desse modo, as papelarias que oferecem esses itens, puderam se beneficiar da nova moda.

Por isso, estar atento ao mercado e as tendências, é mais um passo importante para quem quer saber como montar uma papelaria de sucesso.

 

10. Não se esqueça de um bom plano de marketing

Hoje em dia, ter um negócio e não aproveitar as estratégias de marketing, sobretudo, do marketing digital, significa deixar de fazer vendas!

Portanto, pesquise para saber em quais canais ou plataformas você poderá encontrar clientes qualificados. Levando em consideração o seu público e até mesmo os produtos que você oferece.

Quer saber mais sobre as diversas estratégias de marketing? Então, leia também este artigo Tipos de Marketing: conheça os principais e suas estratégias.

 

Agora, é só começar a montar a sua papelaria!

Nesse artigo você descobriu quais são os fatores mais importantes de como montar uma papelaria.

Então, como você viu acima, para obter o sucesso nesse ramo é preciso estar disposto a inovar! E fazer mais do que o seu público espera de você!

Espero que essas dicas possam ter te ajudado. E se você achou esse conteúdo útil, assine minha newsletter. Assim, você fica sabendo sempre que eu postar um artigo sobre empreendedorismo aqui no blog.

Sobre o Autor

error: Conteúdo protegido !!