Você anda pesquisando sobre como montar uma sorveteria? Então, saiba que este artigo foi escrito para te ajudar! 

Embora abrir uma sorveteria pode ser uma ideia óbvia de negócio para quem vive nas cidades litorâneas, não é só nessas cidades que essa pode ser uma boa alternativa. Afinal, esse é um mercado extremamente lucrativo! 

Só para exemplificar, no ano de 2018 foram vendidos 1,2 bilhão de litros de sorvete no Brasil. E esse segmento de mercado movimentou mais de R$ 13 bilhões de reais, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). 

Além disso, atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor de sorvetes do mundo, segundo dados dessa matéria. E a previsão é de que haja crescimento no segmento nos próximos anos. 

Sendo assim, aprender como abrir uma sorveteria pode ser uma ideia lucrativa para quem busca criar um novo negócio.  

Ficou interessado? Então, confira esse artigo até o final para entender todo o passo a passo de como montar uma sorveteria! 

 

Veja os passos necessários de como montar uma sorveteria 

Como montar uma SorveteriaMontar uma sorveteria pode parecer algo bem simples e intuitivo. Afinal, você já sabe o que vai vender, certo? 

Bom, na verdade, isso não é tão simples assim! 

É sempre importante lembrar que o planejamento estratégico é algo necessário para que qualquer negócio tenha sucesso! 

Então, apesar do produto central do seu negócio serem sorvetes, ainda é preciso tomar muitas decisões e se planejar com cautela. 

Para isso, preste atenção nas dicas abaixo! Desse modo, você garante que terá um bom retorno e venderá ao longo do ano todo. 

 

1. Comece analisando a concorrência 

Em primeiro lugar, você pode começar analisando a concorrência. Portanto, pesquise em sua cidade ou região quais serão seus principais concorrentes. 

Mais do que isso, vá até o estabelecimento desses concorrentes para conhecer o negócio deles. 

Lembre-se que a ideia não é copiar o que eles fazem, mas sim, ter insights importantes para criar seu negócio. 

Por isso, analise quais são os produtos que eles vendem e quais itens são campeões de venda. Analise também os pontos onde esses negócios estão localizados. E, até mesmo, quais sorveterias fazem mais sucesso na sua cidade ou região. 

Na verdade, é provável que você perceba algumas diferenças significativas!  

Enquanto algumas sorveterias se destacam e tem mais movimento, simplesmente, por estarem num local acessível, onde há muitos transeuntes. É bem provável que você perceba que outras se destacam pelos produtos que oferecem. 

Sendo assim, é necessário pesquisar bastante para encontrar oportunidades de mercado na sua cidade. 

Além disso, use as redes sociais para pesquisar um pouco. Hoje, algumas sorveterias fazem tanto sucesso que os próprios clientes decidem falar sobre elas nas redes sociais. 

Certamente, avaliar os seus concorrentes e entender como e porque o negócio deles está dando certo, vai te ajudar a ter insights valiosos na hora de começar o seu! 

 

2. Faça o seu planejamento financeiro 

Para montar uma sorveteria, é preciso pensar no seu planejamento financeiro. Isto é, definir quanto você pode ou está disposto a investir. Já que você pode usar isso como base para decidir o que vai fazer nos próximos passos. 

Lembrando que, se você tiver uma boa quantia de dinheiro para investir, ótimo! Do contrário, se for necessário fazer um empréstimo bancário para começar, é preciso analisar esse cenário com cautela. 

Hoje, existem sorveterias de todos os tamanhos e que vendem uma grande variedade de tipos de sorvete. E nem sempre ter algo grande que ofereça muita variedade é sinal de sucesso e maiores lucros! 

Portanto, comece pensando no essencial! Só para exemplificar, para tirar seus planos do papel, você vai precisar de: 

  • Sorvetes prontos comprados de um bom fornecedor. Ou então, matéria-prima e equipamento, se você for trabalhar com sorvetes fabricados por você. 
  • Aluguel ou compra de um ponto comercial. Além de todos os gastos relacionados, como contas de energia, água e impostos. 
  • Balcão de atendimento. 
  • Freezers, tanto para a exposição, quanto para o armazenamento. 
  • Balança. 
  • Embalagens e utensílios para que os sorvetes sejam consumidos no local, ou levados para casa. 
  • Pagamento de funcionários e outros gastos relacionados. 
  • Mesas e cadeiras para que seus clientes possam aproveitar a experiência. 
  • Um letreiro, para que seu negócio fique visível para as pessoas que passam em frente ao seu ponto comercial. 

Além disso, existem outros gastos, que não são essenciais, mas que podem ajudar seu negócio a crescer. 

Como, por exemplo, o gasto com uma boa estratégia de marketing e divulgação do seu negócio. O que permitirá que você tenha um alcance muito maior e, consequentemente, venderá mais.  

Ou ainda, com equipamentos que podem te ajudar a oferecer algo mais para sua clientela. Como máquinas para fazer milk-shake ou café expresso. 

 

3. Defina o tamanho da sorveteria 

tamanho da sorveteriaO terceiro passo é definir o tamanho do seu negócio. Levando em consideração quanto dinheiro você pode investir, o tamanho do seu ponto comercial e também o que você irá vender, do que falarei num dos próximos tópicos. 

Lembre-se que você pode tanto criar algo pequeno, com um espaço que caiba apenas 2 ou 3 mesas e algumas cadeiras.  

Ou então, pode criar algo maior. O que é o mais indicado, por exemplo, para quem vai trabalhar com o sistema de self-service. 

Já que, nesse caso, você precisa ter um espaço para que as pessoas possam se locomover para pegar os sabores de sorvete escolhidos.  

Além de um espaço com um número maior de mesas e cadeiras. Pois, geralmente, quem compra em sorveterias self-service quer se sentar e aproveitar a experiência. 

 

4. Defina seu ponto comercial e sua estrutura 

O próximo passo é pensar no seu ponto comercial e em sua estrutura. 

Portanto, comece pensando no seu ponto comercial. Aqui, muita gente opta por locais no centro da cidade ou em shoppings.  

Visto que isso significa que haverá um grande volume de pessoas passando pelo seu estabelecimento e, assim, as chances de faturar alto são maiores. 

Contudo, esses tipos de pontos comerciais costumam custar caro. E se essa não for uma opção, do ponto de vista financeiro, há outros fatores que podem te ajudar na hora da escolha. 

Na prática, o ideal é que você encontre um local com um bom número de transeuntes e também com fácil acesso. 

Assim, você pode também optar por bairros residenciais. Ou mesmo pontos próximos a escolas, faculdades, restaurantes etc. 

Depois, também é preciso pensar na sua estrutura. Isto é, na organização do ambiente. 

Ou seja, definir onde ficará seu estoque, onde ficarão os freezers, o balcão de atendimento, o caixa e as mesas. 

Pois isso vai te ajudar a definir se determinado ponto comercial atende às suas necessidades ou não. 

 

5. Decida entre produtos próprios ou de terceiros 

Outra decisão importante a ser tomada é pensar em fabricar os próprios sorvetes ou encontrar bons fornecedores. 

Lembre-se que, se você vai produzir seus sorvetes, o capital investido inicialmente será maior. Visto que você precisará comprar o equipamento necessário para a fabricação dos tipos de sorvetes escolhidos.  

No entanto, se você optar por encontrar fornecedores, o gasto ficará distribuído ao longo dos meses. Para a reposição do seu estoque. 

Também é importante lembrar que bons fornecedores precisam oferecer produto de qualidade e preço baixo. Para que, assim, você possa ter uma boa margem de lucro. 

 

6. Estude o seu público-alvo antes de montar uma sorveteria

público-alvoGeralmente, as pessoas que entram numa sorveteria são aquelas que estão passando pelo local. Contudo, se você quer descobrir como montar uma sorveteria de sucesso é importante pensar um pouco além… 

O ideal é definir o seu público-alvo antes mesmo de começar a produzir ou comprar os sorvetes. 

Portanto, vale levar em consideração fatores como a faixa etária dos seus clientes em potencial e o poder aquisitivo da clientela. Isso, pensando na localização do seu ponto comercial e da região em que você irá abrir seu negócio. 

Tenha certeza de que oferecer os produtos e uma experiência adequada ao seu público é o caminho do sucesso.  

 

7. Esteja atento a oportunidades de mercado 

Talvez, você nunca tenha pensado sobre isso, mas construir um negócio de sucesso, muitas vezes, tem a ver com encontrar boas oportunidades de mercado.  

E na hora de montar uma sorveteria não é diferente! Portanto, vale a pena tentar encontrar ideias inovadoras para sua cidade ou região. 

Nas últimas décadas, o mercado de sorvetes sofreu muitas inovações. E já não basta oferecer o básico e esperar que sua sorveteria seja um grande sucesso! 

Só para exemplificar, se perceber que há muitas academias em sua cidade e que há muita gente preocupada em manter o corpo em forma, por que não oferecer alguns sabores de sorvete fitness? 

O mesmo vale para sorvetes veganos, sorvetes gourmet, sorvetes com frutas da estação, ou mesmo com frutas comuns na sua região. 

E, na verdade, você nem precisa ter muitos sabores nessas modalidades. Apenas alguns, para que você possa se diferenciar da concorrência e encontrar clientes fiéis. 

 

8. Agora sim, decida o que você deseja oferecer 

Decida o que oferecerMuitas pessoas que estão começando um novo negócio, começam por esse passo: decidindo o que vão oferecer. 

Contudo, agora que você já passou por todos os passos acima, essa decisão fica muito mais fácil, não é mesmo? 

Na prática, agora que você já tem seu cliente em potencial em mente, fica mais fácil definir o que você vai escolher! 

E como eu disse acima, embora o seu foco seja vender sorvetes, ainda assim, há escolhas a se fazer. 

Hoje, existem sorveterias especializadas em produtos artesanais, apenas em sorvete de massa ou picolés, self-service, sorvetes gourmet. E há ainda aquelas que vendem também geladinhos e também milk-shake. 

Além disso, existem centenas de sabores, desde os mais tradicionais, até aqueles super criativos, que a maioria das pessoas compra por curiosidade. 

Portanto, pense em quais as melhores opções levando em consideração a localização da sorveteria e as especificidades da sua clientela. 

Pense, por exemplo, que você decida abrir uma sorveteria próxima a uma escola. Nesse caso, boa parte do seu público será composta de crianças e adolescentes. 

Sendo assim, é interessante pensar em sabores que possam agradar esse público. E também na questão do preço, visto que, muitas vezes, as crianças acabam gastando a mesada em sobremesas e alimentos como o sorvete. 

Contudo, quem vai criar uma sorveteria num bairro residencial com moradores com maior poder aquisitivo, talvez, seja mais interessante oferecer sorvetes com sabores diferenciados, como os gourmet, e até mesmo oferecer uma experiência diferenciada. 

Resumindo, tenha em mente que você precisa oferecer aqueles sabores de sorvete mais tradicionais. Como, por exemplo, chocolate, flocos, morango etc. 

Mas também pense em algo para se diferenciar da concorrência e opte por alguns sabores diferentes. Levando em conta os exemplos que citei acima e sua criatividade! 

 

9. Não se esqueça de considerar a sazonalidade 

Além disso tudo que citei acima, na hora de escolher o seu mix de produtos para montar uma sorveteria, também é importante pensar na questão da sazonalidade. Visto que, o sorvete costuma ter baixa nas vendas nos meses de inverno. 

Mas não há necessidade para se preocupar, desde que você se planeje muito bem. Portanto, é preciso vender o máximo possível nos meses mais quentes. 

Mas também é preciso ser criativo nos meses frios. Por isso, vale a pena pensar em incluir alguns bolos, tortas, café expresso, chocolate quente, crepes, churros ou até mesmo os sorvetes fritos no cardápio, ainda que seja apenas nesses meses. 

 

10. Pense na experiência que você deseja oferecer 

Como já venho dizendo em outros artigos aqui do blog, para criar um negócio de sucesso, não basta ter um produto para vender. 

Assim, uma ótima forma de se sobressair da concorrência é pensar em que tipo de experiência você deseja oferecer. 

Por exemplo, se você vai criar uma sorveteria gourmet, é interessante criar um espaço aconchegante. No qual seus clientes possam se sentir à vontade e, realmente, aproveitar os sorvetes. O mesmo vale para quem vai trabalhar em bairros residenciais. 

No entanto, para quem vai abrir uma sorveteria num shopping ou centro comercial, é interessante levar em consideração que muita gente apenas irá pegar o sorvete e continuar as compras.  

Assim, essas pessoas tendem a procurar algo mais rápido. Então, ter algumas combinações prontas no cardápio, ou mesmo oferecer sorvetes expressos são detalhes que podem fazer a diferença! 

 

11. Tenha funcionários qualificados 

Funcionários qualificadosDiferentemente de outros modelos de negócio, quem tem uma sorveteria nem sempre consegue trabalhar sozinho. 

No caso de apenas revender sorvetes, você precisará de um número de funcionários suficiente para atender todos os clientes. Além de um funcionário para cuidar do caixa. 

No entanto, quem vai criar uma sorveteria artesanal, precisará de um time um pouco maior e ter um conhecimento sobre gestão de pessoas

Contando com pessoal especializado, como um nutricionista, alguém que saiba como fazer os sorvetes e operar o maquinário, além dos vendedores. 

 

12. Invista numa boa campanha de marketing 

O marketing, seja ele tradicional, ou digital, é essencial para qualquer negócio que queira obter sucesso. Com uma sorveteria, não é diferente! 

Nesse caso, o seu marketing deve começar com um bom letreiro, em frente ao estabelecimento. Para que as pessoas saibam que você está ali. 

Além disso, hoje, o marketing digital pode beneficiar qualquer tipo de negócio. Então, é interessante apostar em estratégias como o marketing de redes sociais. Através da criação de uma fanpage no Facebook, ou mesmo um perfil no Instagram para mostrar aquilo que você oferece ao público. 

Além de apostar no marketing de indicação. Permitindo que seus clientes façam a marcação do seu negócio nas redes sociais, sempre que possível. 

Hoje, muita gente posta fotos no feed do Instagram ou no Stories, ou então no Facebook, marcando estabelecimentos como restaurantes e sorveterias. 

Então, essa é uma estratégia que vale a pena apostar. Já que, você terá outras pessoas divulgando o seu negócio e mostrando que aprovam seus produtos. 

Outra estratégia interessante é o marketing de influência. Na prática, você pode encontrar influenciadores digitais da sua região e oferecer a eles um pagamento. Seja em dinheiro, ou mesmo oferecendo gratuitamente seus sorvetes numa visita. 

Lembrando que esses influenciadores precisam ter o mesmo perfil que seu público-alvo para atrair as pessoas certas para o seu negócio.  

O marketing tradicional também é válido, já que você irá trabalhar com clientes da sua região. Portanto, vale apostar nos panfletos, anúncios na televisão, rádio, jornais etc. 

Aliás, se você quiser saber um pouco mais sobre as diversas formas de fazer marketing, leia também este artigo: Tipos de marketing – conheça os principais e suas estratégias

 

13. Ofereça algo especial para a inauguração 

Inauguração da sorveteriaPara quem tem um negócio físico, que depende das pessoas indo até o seu ponto comercial, os primeiros meses costumam ser mais fracos. 

Apesar das estratégias de marketing que citei acima ajudarem bastante, a inauguração também é essencial! 

Afinal, essa é uma estratégia que vai te ajudar a ter um grande número de vendas, logo no dia da abertura do seu negócio. 

No entanto, apenas informar às pessoas que seu negócio estará aberto a partir daquele dia, nem sempre quer dizer que você terá resultados excelentes. 

Por isso, pense em como oferecer algo especial para sua inauguração. Pode ser um brinde, como canecas ou copos personalizados da sua marca, uma promoção do tipo compre 2 e leve 3 etc. 

A ideia é que, logo no primeiro dia, você já comece a construir uma clientela fiel. Que estará sempre voltando ao seu estabelecimento e ainda indicando seus produtos para os amigos! 

 

E então, preparado para montar uma sorveteria? 

Nesse artigo, você descobriu o passo a passo de como montar uma sorveteria. 

Como você viu, o planejamento é complexo e exige uma série de decisões importantes. Portanto, analise as alternativas e decida tudo com calma, antes mesmo de começar a tirar os planos do papel. 

Afinal, essa é a melhor forma de garantir que você criará uma sorveteria de sucesso. 

Estou torcendo por você! E se você gostou desse conteúdo, assine minha newsletter para continuar aprendendo mais sobre empreendedorismo. 

Sobre o Autor

error: Conteúdo protegido !!