O Que é SEO e Qual a Importância Para Seu Site

Se você não sabe o que é SEO ou não está usando as otimizações necessárias de SEO em seu blog ou site, saiba que você está perdendo muito tráfego qualificado.

A palavra SEO, que é a abreviação de Search Engine Optimization, pode ser traduzido como otimização de sites para ferramentas de busca.

O tráfego mais qualificado que um site pode ter é através dos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Isso significa que saber o que é SEO e aplicar as técnicas necessárias, é fundamental para a sobrevivência e crescimento do seu website.

Então se você deseja que seu conteúdo esteja na primeira página do Google, continue lendo e eu te mostrarei o que é SEO e o porque a aplicação das otmizações fará o seu blog ou site receber muito tráfego.

O que é SEO?

Descubra o que é SEO

SEO é um conjunto de estratégias e técnicas baseadas em palavras-chave e outros aspectos para que o seu site ou blog apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

Google, Yahoo e Bing são as principais ferramentas ou mecanismos de busca da internet.

A função dos mecanismos de busca é procurar palavras-chave em conteúdos publicados na internet e assim apresentar os resultados das buscas de forma organizada na rede. 

Quando um internauta procura sobre determinado assunto nos mecanismos de busca da internet, ele digita junto com uma pergunta ou frase por exemplo, uma palavra-chave específica.

É nessa hora que o mecanismo de busca através dos chamados crawlers ou robôs, procura na sua gigantesca base de dados as páginas de internet que têm a palavra-chave digitada e mostra nos resultados os conteúdos de mais relevância.

Esses resultados que aparecem nas pesquisas é chamado de tráfego orgânico.

O poder do tráfego orgânico

O poder do tráfego orgânico

O tráfego orgânico que é o tráfego gerado através dos mecanismos de busca, como já mencionado é o melhor tipo de tráfego que seu blog ou site pode ter.

Ele é melhor pelo fato de que você não precisa pagar para que o seu conteúdo apareça nas primeiras posições das buscas.

E a tendência do tráfego orgânico de um site é crescer cada vez mais com o tempo.

Diferente do tráfego pago que seu blog ou site aparece na primeira página, mas quando a sua campanha acaba, ele simplesmente some dali.   

Mas para que haja esse crescimento em tráfego orgânico, você deve publicar com frequência em seu website e atentar para alguns critérios do Google.

Critérios do Google

Critérios do Google

Os acessos na primeira página dos buscadores representam mais da metade dos cliques e o restante dos acessos vem das outras páginas e de tráfego pago.

Somente os 3 primeiros resultados recebem mais de 35% dos acessos.

E o Google é disparado o maior mecanismo de busca da internet no mundo totalizando 92% das pesquisas.

O foco principal do Google é a experiência do usuário e ele chega a usar mais de 200 fatores para o ranqueamento de uma página.

Veja alguns desses fatores de ranqueamento.

  • Uso moderado de palavras-chave no conteúdo
  • Uso de palavras-chave em títulos, subtítulos e no texto alternativo das imagens
  • Palavra-chave no início do texto
  • Palavra-chave no domínio do site
  • Engajamento nas redes sociais
  • Links externos de sites conceituados que apontam para o seu site
  • Quantidade de links internos
  • Rapidez no carregamento da página
  • Conteúdo com muitas palavras
  • Atualização das páginas

Portanto, além de conhecer e aplicar em seu site os principais fatores de ranqueamento, o seu conteúdo deve ser feito pensando em entregar conteúdo de qualidade para a sua audiência.

O que o seu leitor buscou no Google quando encontrou o seu site? Entregue realmente isso para ele para que o usuário goste do seu site, visite mais páginas e volte outras vezes, aliás, esses também são outros fatores de ranqueamento.

Uso das palavras-chave

Uso das palavras-chave

Para que o seu conteúdo seja destaque nos buscadores da internet, a palavra-chave usada tem que estar entre as mais pesquisadas para o seu assunto.

Para saber quais palavras-chave mais pesquisadas, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google o KeyWord Planner.

Nessa ferramenta você pode acompanhar o histórico de pesquisa da palavra-chave, a concorrência e a média de pesquisas mensais. 

Outra ferramenta importante é o Google Trends, que permite descobrir se a busca por uma determinada palavra-chave está crescendo ou diminuindo em determinada região e idioma.

Além disso é fundamental que o seu site esteja sendo monitorado pelo Google Analytics, para que você possa descobrir as métricas importantes do seu site como a quantidade de visitantes, as páginas visitadas, origem das visitas e muitos outros dados que essa ferramenta proporciona.

Mais uma ferramenta ideal para ranquear bem uma palavra-chave é o Yoast SEO, um plugin WordPress que analisa todo o seu texto e recomenda ações para melhorar o SEO da página.

Práticas inadequadas em SEO

 

Práticas inadequadas em SEO

No passado algumas práticas de quem sabia o que é SEO, que hoje são consideradas inadequadas, eram bastante utilizadas e indexavam os websites nas primeiras posições.

Umas delas é o uso excessivo de palavras-chave, que hoje faz com que a leitura se torne desagradável.

O uso da palavra-chave deve ser de modo moderado. O ideal é que a densidade do termo principal seja usado entre 0,5 e 2,5%, como sugere o YoastSEO.

Outras páticas inadequadas que você não deve usar:

  • Não participe de esquemas de links
  • Não use técnicas de cloaking (camuflagem de conteúdo)
  • Não use redirecionamentos não autorizados
  • Não oculte textos e links
  • Não use páginas pré-fabricadas ou com conteúdo copiado como páginas de programas de afiliados

Essas práticas mencionadas, são normalmente usadas em sites Black Hat, técnica que objetiva manipular as variáveis para enganar os mecanismos de busca.

Nas suas diretrizes o Google é bem claro quando diz que um site que usa técnicas Black Hat pode ser até removido completamente do seu índice.

Então o ideal é usar as boas práticas de SEO, para posicionar melhor o nosso blog.

Adaptação para SEO

Adaptação para SEO

Um site bem adaptado para SEO é organizado com menu, categorias, tags e arquitetado com um bom template.

Além disso o seu site deve ser enviado ao Google Search Console para uma melhor indexação das suas páginas.

Com essa ferramenta do Google você pode enviar o seu sitemap e encontrar possíveis erros de indexação, verificar estatísticas de rastreamento, verificar links externos para seu site e links internos e muitas outras funções.

Com o seu site bem adaptado para SEO e com conteúdo relevante, as pessoas passarão a interagir mais no seu site e com esse relacionamento você só tem a ganhar.

 

Como vimos além de você saber o que é SEO, é preciso por em prática as técnicas, além de sempre estar se atualizando sobre as otimizações para mecanismos de busca, para que você não fique para trás.

Produza sempre conteúdo de qualidade para que o seu trabalho seja reconhecido e você possa usufruir dos benefícios de ser um empreendedor digital de sucesso.

Até a próxima!

O Que é SEO e Qual a Importância Para Seu Site
5 (100%) 1 avaliação

Participe!