Ganhar dinheiro com o Google Adsense já é a realidade de muitos e também pode ser a sua! 

Hoje, o Adsense é responsável pelo salário de muitos blogueiros e Youtubers. E, como você já deve saber, muitas pessoas hoje, tem essa opção como fonte de renda principal. 

Entretanto, para quem está considerando a opção, nem sempre é fácil começar. Então, foi por isso que criei esse artigo. 

Abaixo, você vai conferir o que é o Google Adsense e como ele funciona. Vai ver também o passo a passo para monetizar seu blog ou canal do Youtube. 

Por último, separei 3 dicas muito importantes para que você obtenha os melhores resultados possíveis com o Adsense. Confira tudo isso abaixo! 

 

Afinal, o que é o Google Adsense? 

Google Adsense: ganhe dinheiro com seu blog e canal do YoutubeAntes de tudo, quero explicar do que se trata o Adsense e como ele funciona, pois sei que essa é uma dúvida bastante comum de quem está começando a trabalhar com o marketing digital

O Google Adsense se trata do programa de publicidade do Google. Assim, ele permite que você exiba anúncios em seu blog ou canal do Youtube. 

É bem provável que você já tenha se deparado com esse tipo de publicidade em alguns blogs e, sobretudo, no Youtube. 

Também é importante destacar que o algoritmo do Google exibe anúncios de acordo com os interesses dos usuários. O que acaba aumentando as chances de clique. 

Quanto ao blog, o seu trabalho, portanto, é o de escolher o tipo de anúncio que será exibido e qual o local em que a exibição ocorrerá, o resto é feito pelo algoritmo.  

No Youtube, o processo também é bem simples, pois os anúncios são gerados automaticamente, uma vez que são configurados. 

Agora que já expliquei o que é o Google Adsense, vamos para a parte mais importante! Que é te explicar como você pode começar a ganhar dinheiro com o Google Adsense. 

 

Quais são os requisitos básicos para ganhar dinheiro com o Google Adsense? 

Em primeiro lugar, para utilizar o Google Adsense é preciso ter 18 anos de idade. Se esse não for o seu caso, será preciso usar a conta do seu responsável. 

Além disso, seu conteúdo precisa ser único, ou seja, ele não pode ser copiado de outras páginas e não pode violar os direitos autorais de outra pessoa. 

O conteúdo também precisa estar em conformidade com as políticas da empresa.  

Que, por exemplo, prevê que você não pode promover atividades ilegais, conteúdos discriminatórios ou depreciativos, conteúdos de teor violento, conteúdo de teor sexual, ou conteúdo enganoso. 

Esses são apenas alguns exemplos, mas a lista é longa, por isso, para conferir com mais detalhes, é interessante ler as políticas de editores do Google

Também é importante destacar que, ao não respeitar as políticas da empresa, você pode acabar tendo sua conta banida. 

E que o Google pode banir sua conta sem, ao menos, te dar uma explicação do por que isso ocorreu. Portanto, é necessário ler com bastante atenção às políticas e tomar cuidado com seu conteúdo. 

 

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense no blog 

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense no blog Acima, você viu os requisitos tanto para o blog, quanto para o Youtube. Agora, quero falar especificamente sobre como monetizar um blog. 

Por isso, antes de tudo, preciso explicar que há mais um requisito para monetizar o blog. Seu domínio precisa ser próprio. Isto é, não são aceitos domínios do tumblr ou wordpress.com. 

Para começar a ganhar dinheiro com o Google Adsense, o primeiro passo é fazer o seu cadastro. 

O processo é bem simples e é possível completa-lo em pouco tempo. Para isso, você pode clicar aqui: cadastro Google Adsense

Aliás, nessa página, você também pode ter uma ideia de quanto o Adsense paga por nicho. Portanto, é bom dar uma conferida antes de começar. 

Na página aberta, você deverá fazer seu cadastro com um e-mail do Google. Além disso, você precisará preencher diversas informações. 

Nesse momento, você já precisará colocar o link do seu blog, que será avaliado. 

Esse processo costuma durar até duas semanas e depois disso você receberá uma resposta se foi aceito pelo programa ou não. O Google irá avaliar se o conteúdo que você possui está de acordo com aquelas políticas que citei acima. 

Na prática, isso quer dizer que você já precisa ter um blog com conteúdo para começar a exibir os anúncios. Se o blog for aceito, você, então, poderá começar a exibir os anúncios. 

Também será necessário colocar as informações bancárias, para que você possa receber seu pagamento. 

Por último, também é necessário informar um endereço, que pode ser o da sua casa ou uma caixa postal. 

Esse passo é muito importante porque quando você é aprovado, o Google enviará um pin para a confirmação da sua conta para esse endereço. O que pode demorar até duas semanas. 

 

Configure os anúncios no blog 

Depois dos passos acima, você terá acesso ao Adsense e poderá começar a exibir anúncios. 

Ao entrar na sua conta do Google Adsense, você perceberá que há vários tipos de anúncios que pode exibir. Como, por exemplo, anúncios de texto, anúncios gráficos, blocos de links ou rich media. 

Portanto, é muito importante que você pense em como você pode se beneficiar o máximo possível dos anúncios. 

Tudo isso, no entanto, depende do seu blog e até mesmo do seu nicho. Por isso, vale a pena ir testando os tipos de anúncios para descobrir com qual deles você pode ganhar mais dinheiro. 

Além de testar o tipo de anúncio, você também deve testar a posição deles no site. Muitas vezes, apenas trocando a posição, você passa a gerar mais cliques nos anúncios. 

Também é importante destacar que os anúncios podem ser editados por você, para atender melhor à necessidade do seu negócio e se adequar melhor à sua persona. 

Na prática, você pode alterar, por exemplo, as dimensões do anúncio, a imagem e até mesmo a cor do texto. 

Para finalizar, acho importante destacar outro detalhe. Tome cuidado com a quantidade de anúncios exibidos. 

Sites poluídos visualmente tendem a gerar desconfiança nas pessoas. Muitas vezes, parece que seu objetivo é apenas vender e não ajudar os seus visitantes com seu conteúdo. Por isso, use os anúncios com moderação. 

Lembre-se que, apesar de você ter a oportunidade de ganhar dinheiro com os anúncios, as pessoas chegam até o seu blog porque estão interessadas em seu conteúdo.  

 

Como ganhar dinheiro com o Adsense no Youtube 

Como ganhar dinheiro com o Adsense no Youtube Nos últimos anos, o Youtube decidiu modificar um pouco a sua política para parceiros. 

Na prática, o Youtube acabou “filtrando” bastante os canais que podem exibir vídeos e ser aceito já não é tão simples. 

Em primeiro lugar, para monetizar o seu canal, você precisa ter, pelo menos, 1.000 inscritos. 

Além disso, é preciso também ter, no mínimo, 4.000 horas de visualizações nos últimos 12 meses. 

Para começar a ganhar dinheiro com o Adsense no Youtube, é possível utilizar a mesma conta utilizada no blog, se você tiver. Ou é possível criar uma nova conta. 

Para ativar a monetização do seu canal você precisa entrar no Estúdio de Criação. Depois, basta clicar na aba “canal” e ali você deve clicar no botão para ativar a monetização. 

Depois disso, você será levado para uma página na qual encontrará várias informações importantes, que devem ser lidas. Nessa página, você deve clicar no botão “ativar minha conta”. O próximo passo é ler o contrato de parceiros e marcar a opção “aceito”.  

Isso feito, ao voltar na aba “canal”, você clica novamente em monetização. Então, você terá a opção de fazer login com uma conta google, ou criar uma conta nova. 

Depois, basta preencher as informações pedidas pelo Google Adsense e aceitar outro contrato com os termos. 

Quando sua conta é aprovada, você receberá um e-mail te avisando. E aí, então, terá acesso à página do Adsense na qual você pode verificar seus ganhos. 

Nesse primeiro momento, não é possível configurar uma conta para saque. Essa opção só fica disponível no Adsense depois que você completa 100 dólares, que é o valor necessário para saque. 

 

Quanto posso ganhar com o Google Adsense? 

Sem dúvida alguma, essa é uma das questões mais comuns para quem quer começar a trabalhar com o Adsense.  

Na verdade, é uma questão difícil de responder. Mas vamos lá…  

O que você recebe é, na verdade, parte do dinheiro pago pelos anunciantes ao Google. Essa porcentagem, no blog, é mais da metade. 

Os contratantes criam os anúncios por meio do Google Ads, e o sistema funciona de forma semelhante a um leilão. Nesse caso, quem paga mais, tem seus anúncios exibidos mais frequentemente. 

Além disso, outro detalhe importante é que, quanto mais lances houver por determinado termo, maiores serão os valores pagos pelos contratantes. Consequentemente, alguns nichos costumam pagar mais do que outros. 

Atualmente, há dois tipos de comissionamento no Adsense, o CPC (custo por clique) e o CPM (custo por mim impressões). 

Para poder sacar o seu dinheiro, você precisa acumular o valor de 100 dólares ganhos com a publicidade. 

Mas é importante ressaltar que os bancos possuem taxa de conversão e, desse modo, você acaba perdendo parte desse valor.  

Por isso, é importante consultar qual a taxa cobrada pelo seu banco. Pois assim, você não acaba perdendo muito dinheiro na hora da conversão. 

Outro detalhe que é importante lembrar é o fato de que a conversão é feita de acordo com a cotação do dia. Sendo assim, o valor recebido também pode variar. 

No Youtube, o valor a cada 5.000 visualizações pode variar de 0,60 a 5 dólares, dependendo do nicho do seu canal. 

De qualquer forma, é importante ressaltar que o dinheiro ganho com o Google Adsense será maior quando maior for o tráfego que você leve para os anúncios. Ou seja, quanto mais tráfego você tiver, maiores serão suas chances de faturar alto.  

 

3 dicas de como faturar alto com o Adsense 

3 dicas de como faturar alto com o Adsense Agora que você já entendeu como funciona o Google Adsense e como você pode ganhar dinheiro com ele, tanto no blog, quanto no Youtube, há alguns aspectos importantes que você precisa ter em mente. 

Portanto, para te ajudar a obter os melhores resultados possíveis com essas estratégias, separei abaixo algumas dicas. Confira! 

 

1. Crie conteúdo relevante 

Sem dúvida alguma, uma das dicas mais relevantes para quem quer ganhar dinheiro com o Google Adsense é criar conteúdo relevante. 

Afinal, como eu já disse acima, é pelo seu conteúdo que as pessoas acompanham o blog ou o canal no Youtube. 

Portanto, crie conteúdo que ajude essas pessoas de alguma forma. Sempre informando ou oferecendo dicas valiosas para elas. 

 

2. Foque na sua persona 

Antes de tudo, para criar conteúdo relevante, você precisa saber qual é o público que quer atingir. 

Ou seja, você precisa pensar em quem está do outro lado do computador.

E então, definir quais temas são importantes, qual a linguagem utilizada, como criar uma identidade para o seu negócio que atraia essas pessoas etc. 

Você deve focar no seu nicho de mercado.

 

3. Frequência importa, e muito! 

Seja no blog ou no Youtube, a frequência com que você posta também é algo muito importante. 

Afinal, disponibilizar conteúdo com frequência te ajuda a manter os visitantes por perto, sempre interessados em seu conteúdo. 

Aqui, é importante também avaliar o que você deseja obter com o Adsense. A frequência de postagem de alguém que só quer uma renda extra pode ser bem diferente da frequência de alguém que tem isso como fonte de renda principal. 

Portanto, tenha isso em mente na hora de criar suas postagens. Como eu disse acima, quanto mais tráfego você gerar, maior será sua renda. Então, quanto mais você postar, mais chances de gerar tráfego e renda você terá. 

 

E então, animado para ganhar dinheiro com o Google Adsense? 

Acima, você descobriu como ganhar dinheiro com o Google Adsense no blog ou no Youtube. 

Para finalizar esse artigo, queria destacar algo importante! Se você quer criar um negócio, qualquer que seja, você precisa ser consistente. 

Sobretudo, porque a geração de renda com o Google Adsense depende do tráfego, como eu disse acima. 

Por isso, mesmo que você só queira uma renda extra no final do mês, procure trabalhar de forma consistente, criando conteúdo. Ainda que sejam algumas horas por semana. 

Dessa forma, você garante que terá resultados incríveis com o seu negócio. 

Espero que você tenha gostado desse artigo. E, se gostou, deixe seu comentário abaixo me contando. E divida sua experiência no empreendedorismo online comigo e com os outros leitores aqui do blog! 

Sobre o Autor

Samuel Silva
Samuel Silva

Vive do empreendedorismo digital e quer ajudar você e o maior número de pessoas a também se tornarem Mais Empreendedores.

    error: Conteúdo protegido !!