10 dicas de como atrair clientes para o seu negócio de forma inteligente

Descobrir como atrair clientes sempre foi e sempre será uma das maiores preocupações de quem tem um negócio. Seja ele digital, ou não.  

A crise econômica foi um golpe duro para muitas empresas. E, num cenário como esse, essa preocupação cresce, a cada dia que passa. 

Além disso, para quem está começando agora e ainda não se estabeleceu como referência no mercado, aprender como atrair clientes também é muito importante! 

Muita gente ainda não entendeu que o comportamento do consumidor mudou. E que a boa notícia é que, hoje, há várias maneiras de atrair clientes de forma inteligente. Fazendo uso do marketing digital. 

É, exatamente, sobre isso que quero revelar para você nesse artigo. Confira abaixo! 

 

10 dicas infalíveis de como atrair clientes 

Veja abaixo 10 dicas infalíveis e estratégias de como atrair clientes de forma inteligente. 

 

1. Conheça o seu público 

Conheça o seu público 

Antes de tudo, é fundamental conhecer seu público. Eles são a razão por que seu negócio existe, não é mesmo? 

Quando você conhece, muito bem, o seu público, tudo fica mais fácil! Mais do que saber o que eles querem de você, você também passa a saber outros detalhes que fazem a diferença! 

Você sabe, por exemplo, qual a linguagem correta para se comunicar com eles, sabe quais são as dificuldades diárias que essas pessoas têm, sabe que tipo de conteúdo eles preferem etc. 

Na prática, você passa a ter um caminho a seguir! Você sabe o que oferecer, como oferecer e até mesmo quando oferecer. E isso faz toda a diferença não só na hora de atrair clientes, mas também na hora de fechar as vendas. 

 

2. Fuja da superficialidade nos artigos do blog 

Fuja da superficialidade nos artigos do blog 

É óbvio que o Google ama artigos extremamente detalhados que ensinam passo a passo de determinada tarefa. Uma prova disso é que tem crescido muito o número de artigos com os famosos “guias completos”. 

Dar uma consideração total, a todos os detalhes de um assunto, de uma forma mais ampla, faz com que o público veja você com outros olhos. 

Antes, os textos de 600 a 800 palavras funcionavam bem. Hoje, com o aumento da concorrência, já não é bem assim! Atualmente, os artigos que alcançam o topo do Google, costumam ter, no mínimo 2.000 palavras. 

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar artigos de 2.000 palavras, ou mais: 

  • Escolha um tema amplo e o estude. 
  • Use uma palavra-chave de cauda longa. 
  • Tenha base em dados e fatos recentes. 
  • Escreva seu conteúdo de forma interessante para o leitor. 

Publicando artigos detalhados, além de melhorar o seu tráfego, você atrai mais clientes e os torna em fãs fiéis, que estão sempre acompanhando as novas publicações do blog. 

 

3. Quantidade X QualidadeQuantidade X Qualidade

Aqui, quero falar de outro fator importante e que muitos empreendedores que estão começando a utilizar o marketing digital não entendem! 

Quem está começando no marketing digital, geralmente, se pergunta qual a quantidade ideal de posts por semana. Seja no blog, nas redes sociais e, até mesmo, no e-mail marketing. 

Muitas pessoas acreditam que encher o feed das redes sociais é a chave de como atrair clientes. Ou então, postando artigos diariamente no blog. 

No entanto, quando a dúvida é quantidade X qualidade, a qualidade é sempre mais importante. 

Se você pode postar vários artigos de qualidade na semana, ótimo. O Neil Patel, por exemplo, durante muito tempo, postou um artigo por dia no blog dele. Mas se você já o conhece, sabe que os artigos dele são de extrema qualidade. 

O Alex Vargas, um dos maiores nomes do marketing digital brasileiro, ainda posta vídeos no Youtube, quase todos os dias. 

Mas é importante destacar que essas pessoas se dedicam mais a isso. E, para quem está começando, nem sempre será fácil. 

Por isso, preocupe-se mais com a qualidade do que com a quantidade. Se você só tiver tempo de postar um artigo muito bom por semana, faça isso! 

 

4. Use técnicas de SEO 

Use técnicas de SEO 

O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital atualmente. Ele se trata de uma série de fatores de rankeamento, utilizados pelo Google. 

Esses fatores são utilizados para definir quem ganha cada posição para determinada palavra-chave. 

O grande problema é que, atualmente, calcula-se que existam mais de 200 fatores de rankeamento. 

Por mais que pareça algo trabalhoso, e de longo prazo, utilizar técnicas de SEO para aumentar o ranking do seu negócio é uma ótima opção para conseguir tráfego orgânico e colocar o seu produto ou serviço nas primeiras páginas dos mecanismos de busca. 

Apesar de não lhe gerar um benefício financeiro de início, utilizar de técnicas de SEO é uma das melhores opções de como atrair clientes sem tirar nada do bolso. E o SEO é a melhor forma de se construir um negócio que funcione a longo prazo. 

Mas não pense que será tão fácil, você investirá um bom tempo pesquisando técnicas de otimização SEO, link-building e pesquisa de palavras-chave. E só assim começará a produzir o conteúdo ideal, depois de muita pesquisa e muitos testes no blog. 

 

5. Conteúdo baseado na experiência do usuário 

Conteúdo baseado na experiência do usuário 

Se você ficou desanimado com a opção acima, não se preocupe! Tenho um segredo para te contar. 

Apesar de existirem muitos fatores de rankeamento, há algo que pode te ajudar e, muito, nessa questão. 

Pense comigo, o objetivo de qualquer empresa é oferecer o melhor aos seus clientes, certo? Como empresa, o Google quer o mesmo! 

O que quero dizer é o seguinte: muitas pessoas passam meses aprendendo todas as técnicas de SEO e tentando escrever conteúdo que “agrade” o Google. 

Mas o objetivo do Google, como empresa, é bem simples. Listar os melhores conteúdos e oferecer para os clientes deles. Concorda comigo? 

Portanto, o que você precisa fazer, na prática, é oferecer o melhor conteúdo possível para o seu cliente. Usando algumas técnicas e dicas.  

O que eu falei acima, sobre textos mais longos e completos é a primeira dessas dicas. 

Além disso, hoje, o principal é escrever conteúdo útil que, realmente, auxilie ou inspire o seu cliente. É assim que você ganha a atenção e a confiança dos seus clientes em potencial. E, de quebra, conquista o Google! 

Há também outras dicas que você pode utilizar, como por exemplo: 

  • Escrever textos escaneáveis. Ou seja, usando numeração e marcadores, títulos e subtítulos. 
  • Ter um site adaptável aos smartphones e tablets. 
  • Ter páginas que carregam rapidamente. 
  • Oferecer um conteúdo gostoso de ler. Escrito de forma fácil de entender, leve e em tom de conversa. 
  • Colocar links úteis para o seu leitor. Tanto de outros artigos do seu site, que sejam relacionados com aquele tema, ou de outros sites de relevância na internet. 

Consegue perceber a relação? Esses são alguns dos principais fatores de rankeamento atualmente. E são também formas de agradar o seu leitor, oferecendo o melhor para ele. Simples assim! 

 

6. Opte pelas publicações atemporais 

Opte pelas publicações atemporais 

Falar sobre temas atemporais tem sido visto como a base de qualquer empreendimento digital.

Deixar pautado a sua opinião sobre assuntos que sempre estão em alta é uma boa opção de como atrair clientes em potencial. 

Deve-se ressaltar que é importante deixar claro a sua originalidade para o cliente, mesmo que sua opinião seja a mesma de outras pessoas, não ache que por isso ela não será válida.  

Tente a abordar de outra forma, que surpreenda quem lê, traga um ponto de vista novo, trate aquele tema de forma diferente e assim, você poderá, além de prender a atenção de quem lê, fazer com que o cliente se satisfaça com o conteúdo. 

 

7. Use títulos que chamem a atenção 

Use títulos que chamem a atenção 

Se você deseja, de alguma forma, prender a atenção de seu público-alvo, você deve prestar atenção aos títulos.  

Segundo a QuickSprout, nossa atenção dura cerca de 8 segundos. 1 segundo mais curto que a de um peixinho dourado! Então, quando você mostra um único parágrafo às pessoas, não espere que elas se prendam a ele facilmente. 

É importante ressaltar que o conteúdo que você escreve, assim como o título que você escolhe, tem uma finalidade: levar o leitor a ler a próxima frase, a próxima e a próxima…  

É por isso, que é fundamental a escolha de um título que prenda a atenção do leitor e o leve, com desenvoltura, ao restante do texto. 

Para isso você pode gerar a curiosidade do leitor, usando palavras ou termos como: 

  • Dicas, dicas práticas, dicas infalíveis. 
  • O que ninguém te contou sobre… 
  • Descubra a verdade sobre… 
  • O que você ainda não sabe sobre… 
  • A lista completa, o guia completo. 
  • Passo a passo, passos simples. 
  • Garantido, comprovado, o método comprovado. 

Esses são apenas alguns exemplos, mas como você pode perceber esses termos tendem a gerar curiosidade e atrair a atenção das pessoas. Esse é o primeiro passo! Usando esses termos, as chances de seus clientes em potencial clicarem no título aumentam muito. 

 

8. Aproveite o poder das redes sociais 

Aproveite o poder das redes sociais 

As redes sociais são excelentes aliadas de quem quer descobrir como atrair clientes em potencial. 

Muitas vezes, elas servem de primeiro contato entre você e um cliente em potencial. Por isso, ter perfis, canais ou páginas, hoje, é essencial! 

Para publicar nas redes sociais, vale a mesma dica para publicar no blog: crie conteúdos úteis. 

Muitas vezes, quem chega até o seu perfil do Instagram, ainda não decidiu comprar um produto ou serviço, como aquele que você oferece. Por isso, apenas mostrar seus produtos, não funciona! 

No entanto, se essa pessoa encontrar uma informação útil, uma dica que vai ajudar, uma sacada que faz toda a diferença: a mágica acontece! Você ganhou a atenção dessa pessoa e esse é o primeiro passo em direção à compra! 

 

9. Anúncios pagos 

Anúncios pagos

Hoje em dia, o que não falta são opções para a compra de tráfego, as mais usadas atualmente são: 

  • Google Adwords. 
  • Facebook Ads, que hoje é utilizado também para o Instagram. 
  • Youtube. 

Utilizando as plataformas acima, você estará englobando diversas áreas, plataformas de pesquisa tanto para vídeos, quanto para conteúdo, além das mídias sociais. E assim, estará expandindo exponencialmente o seu negócio, o que te permitirá atrair novos clientes. 

Como dito no começo desse artigo, é extremamente importante que você saiba exatamente que público você está buscando. Se você já sabe qual o seu público, sabe exatamente o que eles procuram, o tráfego pago pode ser o ideal para você. 

Mas, lembre-se que investimentos são bons investimentos, apenas quando trazem um bom retorno! Por isso, é importante saber exatamente o que divulgar, e de que forma você irá divulgar seus serviços ou produtos. 

 

10. Parceria com outros blogs e artigos patrocinados 

Parceria com outros blogs e artigos patrocinados 

O sistema de parceria com outros blogs funciona através dos Guest Posts. Que consistem em escrever e publicar artigos em outros blogs ou sites de referência no nicho que você está inserido.  

Funciona da seguinte maneira, você escreve um artigo que será postado no espaço cedido pelo dono da página. E aproveitará para incluir links que redirecionem para o seu blog ou site.  

Assim, através da nova audiência, você irá atrair clientes e irá aumentar a sua popularidade, perante o mercado e o Google. 

Entretanto, nem sempre é tão fácil conseguir Guest Posts. Mas, se você, ainda assim, deseja muito publicar o seu conteúdo em um site ou blog de renome no seu nicho, você pode optar por artigos patrocinados. 

Artigos patrocinados são aqueles em que você paga para o proprietário do site ou blog de sua escolha, por um pequeno espaço para publicar o seu conteúdo. 

Optar por artigos patrocinados, em primeiro lugar, te ajuda a criar autoridade no seu nicho. Em segundo lugar, te ajuda a construir uma audiência online.

Por último, essa também é uma ótima opção de como atrair clientes para vender serviços ou produtos online. 

 

Agora você já sabe como atrair clientes de forma inteligente! 

10 dicas de como atrair clientes para o seu negócio de forma inteligente

Como eu disse no começo do artigo, hoje, o comportamento do consumidor mudou! Por isso, a boa e velha propaganda que apenas oferece seu produto ou serviço, já não funciona tão bem. 

É preciso encontrar maneiras inteligentes de como atrair clientes para o seu negócio. E, nesse artigo, você aprendeu 10 formas de fazer isso! 

Espero que esse artigo possa te ajudar não só a atrair novos clientes, mas também a construir um negócio de sucesso! 

E, se você gostou dessas dicas, assine minha newsletter. Assim, sempre que eu postar um novo artigo aqui no blog, você recebe um e-mail te avisando. 

10 dicas de como atrair clientes para o seu negócio de forma inteligente
5 (100%) 1 avaliação

Participe!