A segmentação de mercado é algo essencial para qualquer negócio que deseje crescer e alcançar bons resultados.

Apesar disso, muitos iniciantes em marketing digital ainda não sabem muito sobre o assunto.

Se esse é o seu caso, não se preocupe!

Abaixo, você vai descobrir o que é segmentação de mercado, quais são os tipos mais importantes e porque você também precisa usar a segmentação no seu negócio. Vamos lá?

 

O que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado: o que é e por que é tão importanteNa prática, segmentar o mercado, nada mais é do que dividi-lo em pequenos grupos.

Isto é, agrupar perfis de consumidores que possuam características semelhantes.

Para que, assim, sua empresa possa focar seus esforços de marketing e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos nesses grupos.

E, dessa forma, para que você obtenha os melhores resultados possíveis com o seu negócio.

 

Conheça os tipos de segmentação de mercado

Agora que você já entendeu o que é segmentação, vamos à parte prática. Veja abaixo quais são os tipos de segmentação de mercado mais comuns.

 

  • Segmentação geográfica

Como o próprio nome sugere, a segmentação geográfica consiste na divisão de grupos de consumidores baseados em sua localização.

Nesse caso, ela pode ser mais abrangente ou mais específica, dependendo do seu negócio e dos seus objetivos.

Sendo assim, ela pode ser feita baseada num país, região, cidade, bairro etc.

Levando sempre em consideração sua empresa, o que você oferece e a possibilidade de entregar os seus produtos.

 

  • Segmentação demográfica

Em segundo lugar, temos a segmentação demográfica, que procura dividir o mercado em grupos baseando-se em características como, por exemplo, idade, gênero, estado civil, nível de escolaridade, raça, renda familiar, ocupação, religião etc.

Ela é importante, sobretudo, para as pequenas empresas, que trabalham com nichos de mercado e a variedade de produtos não é muito grande.

Entretanto, esse é um dos tipos de segmentação mais comuns no mercado já que serve para todo tipo de negócio.

 

  • Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica divide o mercado seguindo critérios como o estilo de vida e personalidade dos diferentes perfis de consumidores.

Sendo assim, a classe social é um fator que pesa muito nesse tipo de segmentação, visto que os tipos de produto que compramos dependem desse fator.

Além disso, também é importante lembrar que as pessoas procuram comprar produtos que expressem a maneira como vivem: o seu estilo, ou personalidade.

Esse é o caso, por exemplo, de optar por uma marca famosa de tênis.

 

  • Segmentação comportamental

Neste tipo de segmentação o que é levado em consideração é o comportamento do consumidor em relação ao produto, em si.

Sendo assim, ela leva em consideração também a motivação para a compra, a disposição e a atitude do consumidor.

Por isso, alguns fatores a serem avaliados nesse tipo de segmentação são, por exemplo, os benefícios procurados.

Aqui, é interessante avaliar quais são os benefícios específicos que as pessoas querem ao obter um produto como o seu.

Perceba que, muitas vezes, um mesmo produto pode servir a diferentes grupos por motivos diferentes.

Pense, por exemplo, em alguém que pesquisa online sobre exercícios para fazer em casa.
Essa pessoa pode estar querendo perder peso e estar em forma para o verão, ou pode ser alguém que deseja ganhar massa muscular.

Nesse caso, a criação de campanhas de marketing específicas para cada um desses segmentos faz toda a diferença. Ainda que os produtos consumidos possam ser semelhantes.

A ocasião de compra também é outro fator relevante nesse tipo de segmentação. Aqui, podemos pensar no exemplo de uma mulher que está comprando sapatos.

Se os sapatos forem utilizados para trabalhar, todos os dias, ela irá priorizar o conforto. Já se forem utilizados para uma festa, a beleza será priorizada e o conforto ficará em segundo plano.

Por último, nesse tipo de segmentação, também é comum avaliarmos as atitudes tomadas por clientes em diferentes estágios da jornada de compra.

Ou seja, avaliar, como se comportam clientes que nunca ouviram falar do seu produto; clientes que já ouviram falar, mas apenas de forma superficial e aqueles que já conhecem e estão bem informados.

Ao ter esses dados em mãos, também é possível criar campanhas de marketing específicas que visem atingir os potenciais clientes em todas as etapas da jornada de compras.

 

Por que a segmentação é tão importante?

Por que a segmentação é tão importante?Agora que você já entendeu o que é segmentação de mercado e quais são os tipos mais comuns, quero explicar porque ela é tão importante.

Embora a segmentação de mercado possa ser um assunto novo para os iniciantes em marketing digital, ela é muito comum.

E ela é também uma necessidade para qualquer negócio que queira se diferenciar no mercado e alcançar bons resultados.

Um bom exemplo disso é o Starbucks, que não está focado apenas em vender café. Mas sim, em oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor.

Talvez, você não saiba quais são os tipos de café oferecidos, mas sem dúvidas, você já deve saber que a marca oferece wi-fi gratuito para todos os seus clientes, certo?

Perceba que, nesse caso, essa é uma forma efetiva de atrair o segmento de mercado correto, um público jovem e que está sempre conectado à internet.

Outra estratégia utilizada pelo Starbucks é que o cliente é chamado pelo nome.

O que cria um ambiente mais amigável, diferente daquele oferecido pelos fast foods e até mesmo pelos restaurantes mais tradicionais. Aqui, o foco é o mesmo, e está na experiência do consumidor.

O resultado de promover atitudes como estas, pensadas e desenvolvidas para alcançar segmentos específicos do mercado aparece nas vendas.

Entretanto, aparece também na maneira como esses clientes se comportam, interagindo com a marca nas redes sociais, indicando para os amigos etc.

Portanto, tenha certeza de que a segmentação de mercado também vai te ajudar a conquistar muito mais! Por isso, comece a utilizar tudo o que você aprendeu neste artigo o quanto antes.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos empreendedores. Sem dúvida, eles também vão gostar de saber mais sobre a importância da segmentação de mercado e como utilizá-la!

Sobre o Autor

error: Conteúdo protegido !!