Produtividade: 10 dicas incríveis de como ser muito mais produtivo no trabalho

No mundo moderno, onde as distrações e as demandas cresceram exponencialmente, a produtividade se tornou um dos fatores mais importantes para o sucesso! 

Ela é importantíssima quando você trabalha para outra pessoa, mas quando você tem o seu próprio negócio, ela é, simplesmente, indispensável!

Afinal de contas, quando você é dono do próprio negócio, todos os resultados dependem de você, não é mesmo? 

Apesar disso, a maioria das pessoas tem grande dificuldade em ser produtivo no trabalho. Geralmente, elas têm muitas tarefas a fazer e não sabem como dar conta de tudo. 

Como consequência, essas pessoas chegam ao fim do dia com a sensação de que realizaram muitas tarefas, mas que não saíram do lugar! 

Você também é uma dessas pessoas? 

Se sim, não se preocupe! Nesse artigo, você vai descobrir algumas dicas que revolucionaram minha rotina e me ajudaram a me tornar uma pessoa mais produtiva. Vamos lá? 

Quantidade x Qualidade – O que é, realmente, produtividade? 

Produtividade

Algumas pessoas acreditam que produtividade está relacionada a fazer o máximo de tarefas, no menor tempo possível. Outras pessoas acreditam que a produtividade consiste em identificar e realizar as tarefas prioritárias, trazendo resultados mais sólidos. 

Apesar das pessoas terem diferentes perspectivas sobre o que é ser produtivo, o mais importante é manter o equilíbrio entre os termos “quantidade” e “qualidade”. 

Ser produtivo, não é, simplesmente, fazer muitas atividades no menor tempo possível, já que isso pode acarretar em erros nessas tarefas.  

O que pode fazer com que haja necessidade de rever e refazer essas tarefas, posteriormente. Fazendo com que você gaste ainda mais tempo do que gastaria normalmente. 

No entanto, ser produtivo também não é realizar todas as tarefas diárias mirando à perfeição, pois isso pode demandar bastante tempo.  

Quanto à perfeição, se você parar para analisar sua rotina, talvez vá encontrar pouquíssimas tarefas que a exigem, não é mesmo? Como escrever um relatório ou documento importante, nesses casos, você até pode pensar na perfeição.  

Mas para todas aquelas outras tarefas que não são tão importantes, lembre-se “feito é melhor do que perfeito”.  

No livro Faça AcontecerSheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook há 10 anos, ativista e autora de vários livros, fala sobre o perigo de estarmos sempre almejando à perfeição. A autora afirma:  

“Almejar a perfeição gera frustração, na melhor das hipóteses, e pode levar ao imobilismo.”

Portanto, podemos dizer que a produtividade consiste no equilíbrio entre realizar as tarefas rapidamente, mas com tempo necessário para que elas sejam bem feitas. 

Isso garante que as tarefas necessárias sejam realizadas com qualidade, mas também que você consiga realizar mais tarefas no dia a dia. 

 

Confira essas 10 dicas simples e práticas para se tornar mais produtivo

Agora que você já entendeu a relação acima, da quantidade de tempo X a qualidade das tarefas a serem realizadas, veja abaixo algumas das dicas mais importantes quando o assunto é produtividade: 

 

1. Mantenha seu local de trabalho organizado 

Mantenha seu local de trabalho organizado

Um local de trabalho desorganizado traz uma série de problemas. Você corre o risco de perder papéis ou informações importantes. Corre o risco de se distrair o tempo todo e perder tempo. E, é claro, corre o risco de ser muito menos produtivo do que deveria! 

Por isso, organize e mantenha seu espaço limpo. O ideal é encontrar o equilíbrio e ter por perto tudo o que você precisa para trabalhar e, ao mesmo tempo, só o que você precisa para trabalhar. 

Ter coisas em excesso te faz perder tempo e diminui sua produtividade, porque você fica perdido no meio da bagunça!  

Com uma mesa bagunçada, toda vez que você precisar de um papel importante, você vai precisar parar o que está fazendo para encontrá-lo. O que te faz perder tempo e diminuir a sua produtividade. 

Ao mesmo tempo, ao não ter tudo o que precisa por perto, você precisará se levantar inúmeras vezes, para pegar esses materiais. 

Como eu disse acima, em ambos os casos, você diminui sua produtividade! Portanto, daqui para frente esteja mais atento ao que você deixa por perto no seu ambiente de trabalho. Essa dica super simples vai fazer muita diferença no seu nível de produtividade! 

 

2. Planeje seu dia com antecedência 

Planeje seu dia com antecedência 

Começar o dia pensando no que pode ou deve ser feito é um dos maiores erros que você pode cometer! Esse é um dos fatores que mais pode diminuir seu nível de produtividade. 

Em primeiro lugar, porque você vai perder tempo tentando se lembrar daquela tarefa importante que precisava ser realizada hoje. Muitas vezes, quando, finalmente, você se lembra o que era, já é tarde demais! 

Além disso, quando você não sabe, exatamente, o que precisa fazer, a tendência é que você procrastine por alguns minutos. Seja checando seu e-mail, olhando as redes sociais, organizando sua mesa de trabalho, olhando um site de esportes que você gosta… 

Aqui vale aquela história conhecida por todos nós dos “5 minutinhos” que acabam se tornando 1 hora! 

Não cometa esse erro! Quando mais produtivo você for logo na primeira hora de trabalho, a tendência é que você mantenha um bom nível de produtividade ao longo do dia. 

Por isso, separe alguns minutos da noite para planejar o dia seguinte. Ou então, 1 ou 2 horas no final de semana para planejar a próxima semana inteira. 

Faça uma lista com o que deve ser feito. De preferência por ordem de prioridade. Assim, poderá dormir sem ansiedade, pois já sabe o que fazer quando acordar. Além otimizar o tempo do dia seguinte e aumentar sua produtividade, é claro! 

 

3. Identifique suas distrações e livre-se delas! 

Identifique suas distrações e livre-se delas!

Todos nós nos distraímos durante o horário de trabalho, isso é normal! Na verdade, o mundo moderno está cheio de distrações e é natural ter dificuldade em ignorá-las, principalmente se você trabalha na internet.

No entanto, você pode e deve se livrar das distrações se quer se tornar uma pessoa mais produtiva! 

A ideia é bem simples, identificar quais fatores mais te distraem e manter distância deles. O celular, as redes sociais, alguns sites, estão entre os exemplos de distrações mais comuns. 

Por isso, pense em forma de se livrar delas e diminuir a tentação. No caso do celular, por exemplo, você pode deixar as notificações desligadas e utilizá-lo apenas durante os intervalos ou forma de recompensa por algum trabalho cumprido. 

 

4. Evite aspectos negativos 

Evite aspectos negativos 

Com “aspectos”, nos referimos a pessoas ou pensamentos negativos. Tais coisas acarretam na perda de produtividade e diretamente no seu próprio estado emocional. 

O estresse e a ansiedade podem reduzir, consideravelmente, nosso nível de produtividade. Portanto, faça o possível para evitá-los na hora de trabalhar. 

 

5. Medite 

Medite 

A meditação é fonte de muitos benefícios. Entre os principais estão o autocontrole sobre nossos pensamentos e o aumento das capacidades de prestar atenção e ficar focado, numa mesma tarefa, por mais tempo. 

Ela ajuda a manter a concentração no presente, sem deixar que aspectos exteriores ou até mesmo interiores o atrapalhe. 

No livro O Milagre da ManhãHal Erold, fala um pouco sobre os principais benefícios da prática:  

“A essência da meditação é tão só silenciar ou concentrar a mente por um espaço de tempo. Você pode ou não estar ciente dos benefícios extraordinários da meditação para a saúde. Estudos e mais estudos mostram que meditação pode ser mais eficaz do que medicação, e ligam meditação regular a melhorias no metabolismo, pressão arterial, atividade cerebral e outras funções corporais. Ela pode aliviar o estresse e a dor, promover o sono, ampliar o foco e a concentração, e até aumentar a expectativa de vida.”  

Por tudo isso, a meditação é uma excelente aliada da produtividade! E você não precisa de muito tempo, basta usar de 3 a 10 minutos, todos os dias, para começar a perceber a diferença! 

 

6. Respeite o momento de descanso 

Respeite o momento de descanso

Saiba aproveitar o seu momento de relaxar, esse passo também é fundamental e interfere diretamente na produtividade.  

É difícil ficar concentrado no trabalho, quando o corpo está esgotado. Então reconheça suas limitações e tenha um bom momento de descanso.  

Dormir bem também é importante. Sobre este tópico, Gerônimo Theml, um dos maiores coachs do Brasil, afirma no seu livro Produtividade para Quem Quer Tempo:  

“A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano, pois é um sono que pode tornar as nossas funções mais importantes como o fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios, fixação da memória, entre outras.”

 

7. Tenha foco 

Tenha foco 

Essa palavra já foi citada em outros itens dessa lista, porém ela é tão importante que é necessário ter um tópico só para ela.  

Anthony Robbins, autor de vários Best-sellers e um dos maiores palestrantes motivacionais do mundo afirma:  

“Uma razão porque tão poucos de nós conseguimos o que realmente desejamos é que nunca dirigimos o nosso foco, nunca concentramos o nosso poder.”  

Ter foco é fundamental para manter e aumentar a produtividade. 

O foco faz com que você conclua todas as atividades planejadas para o dia com total precisão. 

Por isso, mantenha-se 100% concentrado para melhor uso do seu tempo de trabalho. 

 

8. Saiba qual o seu melhor horário para trabalhar 

Saiba qual o seu melhor horário para trabalhar

Saber gerenciar bem nosso tempo é muito importante, no entanto, o nosso tempo é limitado, temos apenas 24 horas por dia! 

O segredo, portanto, é aprender a gerenciar nosso tempo em função da nossa energia.  

No livro The Power of Full Engagement, o autor afirma:  

“O número de horas que temos num dia é fixo, mas a quantidade e a qualidade de energia que temos, não é. A energia é o nosso recurso mais valioso.”  

Não entendeu? Pois bem, há pessoas que conseguem produzir mais pela manhã. Porém, outras produzem mais pela tarde ou até de noite/madrugada. 

Sendo assim, você deve reconhecer em qual desses períodos consegue fazer as coisas com mais atenção e com melhores resultados. É esse momento do dia que você deve aproveitar para fazer as tarefas mais importantes! 

No caso do seu horário de trabalho não condizer com seu horário de maior desempenho, tente ir se adaptando, aos poucos.  

Por exemplo, no caso de você ser uma pessoa noturna e trabalhar pela manhã. Tente ir dormir mais cedo e acordar também mais cedo, para dar tempo de despertar totalmente e ter um bom desempenho no trabalho. 

 

9. Tenha em quem se inspirar 

Tenha em quem se inspirar 

Tenha alguém para se inspirar. Alguma pessoa que você considere um bom profissional.  

Observe as ações dessa pessoa ao realizar as tarefas em algum negócio. Se possível converse com ela e tenha esse profissional como mais uma motivação. Procure ser tão bom quanto essa pessoa. Isso também vai te ajudar! 

Além disso, escolha grandes mentores! Esses mentores podem ser pessoas da sua própria área de trabalho, ou pessoas que trabalhem com desenvolvimento pessoal. 

Alguns dos nomes que citei nesse e outros artigos do blog, podem ser ótimos mentores para você. Portanto, pesquise mais sobre eles, leia os livros que eles escreveram etc. 

 

10. Use a tecnologia ao seu favor 

Use a tecnologia ao seu favor 

Para finalizar esse artigo, preparei um conteúdo super útil abaixo! A tecnologia, muitas vezes, tende a atrapalhar nossa produtividade, mas não precisa ser assim. 

Pensando nisso, há uma variedade de ferramentas e/ou aplicativos que foram criados, justamente, para auxiliar na sua produtividade. 

Fazer anotações do modo tradicional, com papel e caneta ou em uma lousa, também é eficaz. Mas, de toda forma, as tecnologias sempre estão por perto e podem nos ajudar! 

Eis algumas dessas ferramentas que podem ser úteis: 

 

  • Evernote 

É um app que funciona como um bloco de notas. Você pode colocar lembretes e fazer as suas listas de planejamento diário. 

 

  • Trello 

O Trello Funciona como um gerenciador de projetos. Você cria vários quadros com seus projetos e dentro desses quadros você pode colocar as tarefas que devem ser realizadas.   

 

  • Todoist 

Este também serve para gerenciar listas de tarefas. Sua versão gratuita já é muito útil por possuir bons serviços, além de poder ser usado online e offline. 

 

  • Agenda Google 

É um aplicativo bem comum nos celulares. Ele funciona como agenda e calendário. Nos dias da semana você pode colocar as suas atividades, controlar eventos, compromissos, etc.

Também pode ser compartilhado com outras pessoas que possuam uma conta Google. O que pode ser útil no caso de quem trabalha com colaboradores. 

 

Comece a aumentar sua produtividade hoje mesmo! 

Nesse artigo, você descobriu várias dicas e ferramentas importantes que vão te ajudar a aumentar sua produtividade consideravelmente. 

Por isso, comece a aplicá-las hoje mesmo! Dentro de algumas semanas, você verá a diferença! 

Espero que as dicas desse artigo possa te ajudar a ser muito mais produtivo.

Comente o que achou desse post ou o que você tem feito de diferente para ter mais produtividade.

E se você quiser continuar aprendendo mais, não se esqueça de assinar a newsletter do blog. Assim, você recebe um e-mail sempre que eu publicar novidades aqui. Até mais e sucesso!

Produtividade: 10 dicas incríveis de como ser muito mais produtivo no trabalho
5 (100%) 1 avaliação

Participe!